Notícias

3 comentários

“Im” expressões do Peru, por Orlando Vanin Trage

Boa tarde a todos.

Hoje estamos aqui, em um dia especial. Estamos acompanhando o lançamento de uma nova coleção de obras da artista Ilse Ana Piva Paim, e que é o resultado de sua imersão na cultura Peruana em recente viagem aquele país.

As obras retratam as impressões da artista sobre as múltiplas expressões que ela teve oportunidade de conhecer no Peru. A palavra expressão, para muitos remete a imagem de rostos, cores, sabores e odores. Pois, exatamente a marca forte desta amostra de hoje são as imagens, retratadas na tela através do pincel e da tinta da artista, dos rostos e das vestes multicoloridas do povo Peruano, principalmente de suas mulheres, crianças e do meio onde vivem e trabalham.

Notadamente a sensibilidade da artista se voltou principalmente para o que existe de mais importante em qualquer país: a sua gente com seus usos e costumes. A população nativa, descendente das civilizações pré- colombianas, representa o vizinho país andino, sendo a mais numerosa, e nos remete a uma cultura rica e singular de mais de dois mil anos de existência, marcada pela religiosidade e culto a natureza.

A artista se impôs um desafio. Retratar uma realidade distante do nosso meio. Vamos observar em suas telas: sementes, flores e plantas nativas do continente americano que ainda se mantém geneticamente intocadas. A arquitetura em barro ainda é por lá encontrada, além da pedra e dos materiais mais modernos, mesclados à formas e cores tão peculiares.

Nas palavras da artista, que escreveu sobre esta nova série, destaco um recorte do texto, onde ela comentou:

Pelas ruas de Lima, nos sítios sagrados de Cusco,… o que encontro? Gente. As imagens vão surgindo como um caleidoscópio.

As roupas, costumes, seus chapéus identificam várias regiões de origem. As sete saias me aproximam e me fazem criar.

Busco todas as cores possíveis para mostrar sua exuberância tonal, mas minha paleta não é suficiente para apresentar todo este universo policrômico visível.

O que vejo apresento em “impressões”, são pessoas, mulheres, crianças, seus costumes e suas vestes.

Mas o que fica é mais intenso, a isto chamo de “Expressões”, é um mundo de cor, onde suprimo a forma e permito que aflore somente esta cor intensa, que é o Peru.

No universo criativo da artista, podemos reparar uma tendência: ela insiste em retratar as mulheres em seu exterior, mas também no seu interior; mulheres que trabalham, lutam, riem, espalhadas pelas praças, ruas, mercados e casas.

O interior dessas mulheres é mostrado na tela através da sensibilidade da artista, como se tivesse lido suas almas, através das expressões dos seus rostos. Já o exterior e mostrado através das formas e das cores vibrantes, marcas registradas do país.

Deste processo de imersão na cultura, redundaram estes quadros brilhantes. Ela iluminou os rostos com cores, sorrisos, demarcando os elementos marcantes: saias coloridas, flores, plantas, sementes e esperança. Toda obra é em fato uma projeção do artista – das internalizações possíveis sobre a percepção da realidade.

Ilse Ana nos sensibiliza até mesmo para o campo social para que olhemos através da arte o que vai pelo nosso país vizinho.

Lançar esta serie no Dia da Mulher fica como uma homenagem, a todas as mulheres que fazem a vida pulsar em diferentes países, e que a exemplo das cholas peruanas, são exemplos de força, trabalho, alegria e cor no mundo em que habitam.

Parabéns Ilse Ana. Parabéns a Todas as mulheres presentes e a todas as mulheres retratadas por ti!

Carazinho, 08 de março de 2015.

Orlando Vanin Trage - Cirurgião Dentista e Escritor

Confira as fotos do evento

Comentários para esta notícia

  1. Afuzenm disse:

    side effects of rabeprazole sodium and domperidone capsules chinakari39.tumblr.com what is buscopan tablets

  2. Aremioo disse:

    how fast does domperidone work domperidone-chinakari39.tumblr apo rabeprazole 20 mg side effects

  3. Anogubal disse:

    is domperidone for nausea domperidone without prescription what is pantoprazole sod dr 40 mg

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>